Benefícios de um bom programa de formação profissional

| Publicado por | Categorias: Formação

Sabe quais são os 3 maiores benefícios que a sua empresa pode ter, ao oferecer um bom programa de formação profissional aos seus colaboradores?

Na realidade atual do mercado de trabalho a dificuldade em encontrar a pessoa certa para o lugar certo tem feito com que as empresas tenham dificuldade em recrutar novos colaboradores.

Um bom programa de formação profissional pode ajudar as empresas a atrair novos talentos, manter os talentos que já possuem, e manter um fluxo de talentos saudável ​​de candidatos internos para futuras necessidades de progressão na carreira.

  • Conquiste os melhores talentos para sua equipa

No início deste ano,  um estudo do LinkedIn revelou que 59% das pessoas quando entram numa nova empresa acreditam que ela apresenta um plano de carreira mais forte e mais oportunidades de ascensão na carreira. Um programa de formação e desenvolvimento dos colaboradores é uma boa forma de mostrar aos futuros candidatos que eles podem ter oportunidades de crescimento sem sair da sua empresa.

  • Mantenha os talentos que a sua empresa recrutou

Os colaboradores sentem-se mais envolvidos e leais às empresas que investem neles, o que aumenta a sua taxa de permanência na empresa. Além disso, os colaboradores que se sentem desafiados e confiantes no seu futuro com empresa vão estar mais disponíveis e com vontade em permanecer mais tempo. Os melhores colaboradores sobem ao topo aprendendo e crescendo – e a sua empresa deve ajudar as pessoas a continuar a fazê-lo se as quiser mantê-las.

  • Mantenha um fluxo de talentos de candidatos internos para futuras necessidades de contratação

O estudo acima mencionado do LinkedIn descobriu que 45% das pessoas deixam as empresas porque estão preocupadas com a falta de oportunidades de progressão na carreira. O planeamento de progressão na carreira, juntamente com um programa de formação profissional do funcionário, podem ajudá-lo a criar caminhos claros de carreira para cada funcionário.

Um programa de formação profissional permite que os seus colaboradores aprendam as competências e qualidades de liderança necessárias para avançar dentro de sua organização.

O candidato interno que já conheçam a sua empresa, setor e clientes, e que já estão adaptados à sua cultura, pode ajudá-lo a preencher posições com talentos qualificados mais rápido do que ir recorrer a candidatos externos. Enquanto outras organizações estão com dificuldades em recrutar talentos, você terá um forte fluxo de candidatos internos para futuras vagas.

Fonte: Artigo publicado originalmente no site AcaciaHRsolutions e adaptado do artigo publicado no site Recursosehumanos.com.br (http://recursosehumanos.com.br/artigo/aprendizado-dos-funcionarios-talentos/)