A natureza cada vez mais competitiva do mercado de trabalho “obriga” a quem procura emprego destacar-se da concorrência.
Uma forma é, além de um CV bem construído, ter um portefólio digital que lhe permita mostrar às possíveis empresas empregadoras:
- pelo que é apaixonado,
- como comunica e se envolve com outras pessoas,
- se tem competências de liderança, de influência e de inovação na sua área de trabalho.
Não se deixe enganar, o seu currículo continua a ser um ponto de partida e o site é só um extra. Mas é uma adição de valor, que acrescentará algo mais à sua “história profissional”.
Há quatro passos para construir um portefólio digital, que o ajudará a promover a sua “marca” e empregabilidade:
- Seja proactivo e acessível.
- Compreenda o que a sua marca pessoal é e o que não é.
- Crie confiança.
- Demonstre a sua experiência e as suas opiniões na sua área.
Poderia argumentar que para isto bastava um perfil no LinkedIn, porém uma presença nesta rede social não demonstra todas as suas competências e potencial. A melhor forma de o fazer é reunir num só site:
- o seu CV, versão em texto e em PDF;
- um formulário de contacto;
- um blogue ativo e atualizado;
- um espaço com exemplos do trabalho que desenvolve(u);
- e uma lista das redes sociais onde está presente.
Assim, além de demonstrar o seu currículo, também demonstrará o que sabe sobre a sua área (blogue e exemplos de trabalho) e como interage com outras pessoas (presença nas redes sociais).
Dica extra: Garanta que o seu site está adaptado ao mobile e que está a aparecer no motor de busca mais utilizado: o Google.