Criar um site é mais do que colocá-lo online… Aliás, esse é apenas o primeiro passo. A partir do momento em que se revela, precisa de atualizar e refrescar o conteúdo com alguma frequência.

Mas convém ter alguma estratégia e pensar cuidadosamente o que publicar (novas aprendizagens, informação verdadeira e positiva sobre si e a sua área de interesse, etc.), onde e como partilhar (de preferência, em redes sociais e fóruns frequentados por recrutadores).

No fundo, tem que se esforçar ao máximo por mostrar que está empenhado no seu site e em criar laços de confiança com as pessoas com quem contacta (seja através do site, das suas presenças online ou participações em fóruns). Para tal, tem que:

  • citar as fontes de informação corretamente (através de link, de nomeação numa rede social, citação num fórum…);
  • não plagiar qualquer tipo de conteúdo (fotografia, vídeos ou textos);
  • criar conteúdo que acrescente valor a quem o lê;
  • ser pessoal com os “amigos”, “fãs”, contactos e seguidores (não dê respostas automáticas e standard);
  • evitar “vender” sempre que participa ou publica algo, os utilizadores de redes sociais não gostam da técnica do “vender porta-a-porta”.

Em suma, seja você próprio, de uma forma positiva e criativa, e origine uma dinâmica social a partir do seu site/portefólio digital, com o intuito de se tornar numa “referência” na sua área de trabalho.