Fez um curriculum vitae (CV) curto e demonstrativo da sua carreira. Escreveu uma carta de apresentação adequada à função e empresa para a qual se candidatou. Enviou tudo por email e conseguiu uma entrevista. Agora, o que deve fazer?

Antes de mais, deve pesquisar:

  1. Qual é a função a que se está a candidatar? Quais são as suas funções e o que se pretende que faça? Coincida essa descrição com os seus pontes fortes e competências.
  2. Visite o site da empresa. Pesquise sobre ela, os seus produtos, colaboradores, cultura, clientes e concorrentes. Seja interessado. Prepare-se.
  3. Aponte algumas questões e pontos que queira colocar, ou ver esclarecidos, na entrevista.

Depois, planeie o caminho até à empresa:

  1. Onde fica a empresa? É longe ou perto da sua casa?
  2. Como é mais fácil chegar? De transportes públicos ou de carro?
  3. Lembre-se que é fundamental chegar, pelo menos, cinco minutos antes da hora marcada.

Por mais que custe, ou não, a escolha da roupa também é importante:

  • Dica 1: a primeira impressão é a que conta.
  • Dica 2: a primeira impressão é sempre visual.
  • Dica 3: o entrevistador tem de se focar nas suas competências, não no seu aspecto.
  • Dica 4: vista algo que se adeque ao “estilo” da empresa. Formal? Informal? Misto?

Antes de sair de casa há duas coisas que têm de estar sempre presentes na sua mente:

  • O que quer realmente alcançar com esta entrevista.
  • Confiança. Afinal, se vai ser entrevistado, é porque a empresa pensa que é a pessoa certa para a função.

Boa sorte!