A primeira pergunta que um recém-licenciado faz quando sai da Universidade é: e agora? Sabendo a importância deste momento na vida de um estudante, deixamos aqui cinco dicas:
1) Ser pro-ativo
As empresas têm pouco tempo para integrar um novo trabalhador. Por esse motivo, aqueles que têm boas ideias, as sabem comunicar de forma clara e concisa e estão dispostos a agir para as concretizar, estão em grande vantagem. Os licenciados que agem sobre os problemas, ao invés de esperarem que alguém os resolva por eles, também estão na linha da frente.
2) Estar aberto a outras opções
Um dos truques nesta fase da vida do licenciado, e da situação do mercado de trabalho, é evitar os limites da formação. Ou seja, um recém-diplomado, além de procurar na área em que se formou, deve também analisar as suas competências e apetências profissionais, de modo aumentar os critérios de busca de trabalho.
3) “Limpar” a presença online
Um licenciado deve ver e rever, constantemente, a sua presença online e os seus critérios de privacidade nas contas das redes sociais. Se tem algo que lhe pode ser prejudicial, apague. Considere também ter uma conta no LinkedIn e ser ativo nesta rede.
4) Participe nos eventos da indústria onde quer trabalhar
Para fazer parte de uma indústria, não precisa de trabalhar nela. Pode seguir blogues, páginas e contas nas redes sociais, e contactar pessoas diretamente no LinkedIn.
5) Rever o curriculum vitae regularmente
Cuide do seu CV e tente adequar sempre a cada empresa a que se candidata. Tenha atenção redobrada aos detalhes e pormenores, principalmente a nível ortográfico…