Um cliente, por mais publicidade que se faça, torna-se um verdadeiro cliente quando regressa. O que o faz regressar? A avaliação que faz do restaurante, baseado nestes três critérios:

  1. ambiente
  2. atendimento
  3. comida

Quando se fala de ambiente não se fala só da apresentação e do trabalho de design de interiores: avalia-se também a limpeza e a higiene do local. O gerente de um restaurante deve ser muito criterioso neste aspeto, porque a associação direta que um cliente faz é a seguinte: “se o restaurante está sujo, imagine-se a cozinha”!

Em relação ao atendimento, nunca é demais relembrar que um sorriso e a pro-atividade de um colaborador é ouro. No entanto, o tempo de espera por um prato é também um critério muito importante para um cliente avaliar a prestação do atendimento. Porque primeiro vê o tempo de espera como um sinal de respeito, depois porque demonstra o grau de organização e eficiência do serviço.

A qualidade da comida, como é óbvio, é a razão principal do regresso de um cliente. É por esse motivo que a contratação de colaboradores para a cozinha é essencial num restaurante, assim como a formação dos colaboradores já contratados. Para esse efeito, convém confiar em empresas que tenham formação certificada e experiência no recrutamento nesta área, como a M21Rh. Afinal, a cozinha é o coração de um restaurante.