O serviço de cozinha e a integração dos colaboradores sazonais

| Publicado por | Categorias: Hotelaria e Restauração

Uma cozinha e o atendimento de um hotel ou de um restaurante apresenta muitos desafios, como a rotatividade e a escassa formação dos colaboradores sazonais.

Uma forma de potenciar o melhor desta situação é através de:

  • um processo de recrutamento eficaz e rigoroso;
  • potenciar a formação dos colaboradores permanentes, de forma a criar um ambiente favorável e motivante para a integração dos elementos sazonais.

A competitividade deste sector e volatilidade da contratação obriga às empresas do sector de Hotelaria e Restauração adaptarem-se constantemente. Logo, a escolha de colaboradores que se identifiquem com a filosofia da empresa e com o tipo de serviço que vão prestar é essencial para uma rápida adaptação.

A parceria com empresas como a M21Rh, com experiência e conhecimentos na contratação de trabalhadores temporários, é sempre uma boa forma de o conseguir com a eficácia pretendida.

A formação dos colaboradores permanentes também é uma solução que pode ajudar à integração dos elementos sazonais. Como? O segredo de um bom ambiente de trabalho é motivar o crescimento, tanto pessoal como profissional, dos colaboradores.

Ajudá-los a potenciar as suas capacidades, através de formações certificadas, e motivá-los para aplicar os seus conhecimentos adquiridos no local de trabalho, permite-lhes criar laços com a empresa e aumentar o grau de satisfação e de motivação para exercerem melhor as suas funções.

Num ambiente positivo como este, torna-se mais fácil a integração de qualquer novo membro, mesmo que este elemento seja temporário.

A curto prazo quem ganha são os seus clientes, a médio e longo prazo acaba por ser a entidade hoteleira ou de restauração, com o aumento do índice de produtividade.

 

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