As redes sociais, os sites de reserva e fóruns de viajantes tornaram a seleção de hotéis mais fácil para o consumidor. Se já era verdade que 92% dos utilizadores tomam opções a partir da opinião dos seus pares, um estudo apresentado no dia 17 de junho, nos EUA, sobre os hábitos de reserva de hotéis online veio confirmar ainda mais essa realidade.
Este estudo, realizado por Stephani K.A. Robson, da Cornell University School of Hotel Administration, e Breffni Noone, da Penn State’s School of Hospitality Management, chegou a cinco conclusões sobre o processo de reservas online:
1. As pessoas têm um valor máximo e um mínimo orçamentado
2. As imagens podem influenciar a escolha de um hotel
3. As pessoas não procuram hotéis com menos de três estrelas
4. As descrições das ofertas podem fazer a diferença
5. As avaliações influenciam mais quanto menor for o orçamento
Há duas conclusões que não dependem directamente do Hotel ou dos seus colaboradores (a primeira e a terceira). No entanto, há três que dependem:
- A escolha das imagens depende inteiramente do Hotel e convém que demonstre o maior número possível de pormenores e que sejam actuais (hotéis com fotografias antigas são preteridos, por darem a sensação que poderão ter problemas de manutenção).
- Já a descrição e seleção de ofertas, depende também da entidade hoteleira (dica: wi-fi gratuito nos quartos é algo que pode ajudar o utilizador a decidir por si).
- A terceira conclusão que depende de si e dos seus colaboradores é, quanto a nós, a mais importante: as avaliações. Porque é importante? Porque parte desde o início do processo de recrutamento. Afinal, são os colaboradores que vão influenciar a forma como o cliente experiencia uma unidade hoteleira.
Selecionar um novo colaborador é uma tarefa rigorosa e difícil. Primeiro, porque tem de ser alguém competente e que se identifique com a marca. Segundo, porque encontrar alguém com estas características e com um alto grau de eficácia é difícil. Sabendo desta dificuldade a M21Rh apresenta soluções de recrutamento à medida de cada cliente e das suas necessidade, contribuindo assim para uma maior competitividade no mercado.