Enriqueça o seu CV e aumente as hipóteses de ser contratado

| Publicado por | Categorias: Uncategorized

Se quer que o recrutador abra a sua candidatura, descubra como enviar o CV por email.

Na hora de procurar emprego, o CV é o documento ideal a utilizar, onde devem ser incluídas todas as informações relevantes em relação às suas competências e qualificações.

No entanto, é necessário que o recrutador fique interessado e abra o seu. Para isso, deve ter em atenção alguns aspetos relacionados com o envio do mesmo, que podem aumentar as hipóteses de ser contactado para uma entrevista de emprego.

Saiba como enviar o CV por email, o que fazer e o que evitar, de modo a aumentar as hipóteses do seu CV ser visto por um recrutador.
COMO ENVIAR O CV POR EMAIL


O QUE FAZER

  1. Incluir a palavra “CV” no assunto do e-mail, bem como o seu nome e área de atuação, salvo indicações em contrário por parte da empresa;
  2. Se está a responder a um anúncio, deve ter em conta as indicações dadas pelo mesmo de modo a que o e-mail enviado esteja dentro do esperado pela organização;
  3. Escrever um texto de apresentação formal, breve e, acima de tudo, profissional;
  4. Mencionar o cargo ao qual se candidata, referenciando também o motivo pelo qual esta a entrar em contacto com a empresa e de que forma pode contribuir para o sucesso daquela organização;
  5. Referir informações relacionadas com a sua formação e experiência profissional, sem ser demasiado exaustivo, utilizando, por exemplo, expressões como “Trabalho com ferramenta x há 3 anos” ou “Trabalho na área de TI há 5 anos”.
  6. Enviar documento com o CV incluindo nome + função/área. A título de exemplo: Antonio_Silva_ProgramadorInformatico.pdf.
  7. Reler o e-mail quantas vezes considerar necessárias, de modo a garantir que não existem erros de ortografia;
  8. Fazer follow up do envio. Se, dentro de uma semana, não lhe derem qualquer tipo de resposta, pode enviar um novo e-mail a questionar acerca do processo seletivo. Se, mesmo assim, não obtiver qualquer resposta, o ideal será que não insista, pois significa que não foi selecionado.

 

O QUE NÃO FAZER

  1. Enviar o CV no e-mail sem qualquer tipo de texto no corpo do e-mail ou no assunto;
  2. Mencionar pretensão salarial;
  3. Enviar o e-mail sem curriculum vitae em anexo;
  4. Incluir a fotografia no corpo do e-mail. Esta, a ser enviada, deve ser incluída no CV;
  5. Enviar o CV em formato editável. O formato .pdf é, de longe, a melhor forma de enviar um CV;
  6. Utilizar endereços de e-mail informais, com alcunhas ou diminutivos. O ideal será que possua um endereço com nome e apelido, como por exemplo, antoniosilva@xxx.com.

 

Fonte: Margarida Ferreira – http://www.e-konomista.pt/