Seja honesto no seu CV

| Publicado por | Categorias: CV

A pergunta de qualquer desempregado, ao fim de enviar dezenas de currículos, obter meia dúzia de respostas (quando as recebe) e antes de recorrer à experiência de empresas de recrutamento, como a M21Rh, é: «Como vou posso impressionar um possível empregador»?

Jeff Scardino, um criativo norte-americano da Ogilvy & Mather e professor da Miami Ad School, tentou responder a esta pergunta de uma forma, digamos que radical: criou um CV que destaca os erros, os falhanços, as competências que não tem e onde também incluiu os contactos de pessoas que não gostaram de trabalhar com ele.

Basicamente, o que ele fez foi candidatar-se a dez vagas de emprego e enviou dois tipos de candidatura distintas para cada empresa (uma mais clássica e outra mais honesta), com o espaço de uma semana e com diferentes nomes e endereços em cada uma. A acompanhar estes dois CVs foram cartas de apresentação coerentes com cada tipo.

O resultado foi surpreendente:

  • o CV clássico não obteve nenhuma resposta;
  • o CV mais honesto recebeu oito respostas e cinco convites para reunião.

O que se pode concluir desta pequena experiência, e que seria curioso expandir para Portugal, é que há empresas que estão realmente à procura de algo novo nas candidaturas. Algo de mais honesto e direto. Já pensou em experimentar?

Veja o vídeo desta história aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *